Núcleos

  • Núcleo de Arte e Cultura - NAC
  • Núcleo de Avaliação Institucional - NAI
  • Núcleo de Editoria e Publicações - NEP
  • Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT

Núcleo de Arte e Cultura - NAC

Coordenação: Consuelo Nepomuceno
Telefone: (34)3823-0300
 
O NAC (Núcleo de Arte e Cultura) surgiu para atender os anseios de um grande número de alunos de vários cursos oferecidos pelo UNIPAM, com o objetivo de avançar em busca de uma linguagem própria e dos valores humanísticos.
O NAC concentra as atividades culturais do Centro Universitário, proporcionando subsídios para ações vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão, promovendo e apoiando ações de caráter multidisciplinar de lazer, cultura, cidadania e ética.
O NAC foi institucionalizado no final de 2004 e em 2005 organizou o setor das artes cênicas. Esta proposta pedagógica educativa e social do NAC envolve outros espaços além das faculdades do Centro Universitário. As parcerias entre o mundo acadêmico e a sociedade ocorrem efetivamente, mostrando para os nossos universitários outros universos, outras manifestações de arte através de vários projetos sociais e culturais como:

FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS que em 2013 apresenta a I MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO
  • Este festival viabiliza a troca de experiências, registros culturais, criações e manifestações de identidades diversificadas de artistas brasileiros e de outros países que enriquecem a nossa história e justificam a necessidade de se manter esse projeto artístico em nossa cidade. Permite também o desenvolvimento no mercado cultural beneficiando um grande número de artistas, técnicos, agentes e entidades culturais.

"ANDARILHOS DE TUPAM"
  • Que desenvolve oficinas teatrais e palestras também para as famílias dos beneficiados, atendendo atualmente, crianças carentes em situação de risco, abrigadas em três instituições: Casa da Acolhida, Casa das Meninas e Amparo Maternal. O projeto inicia-se no mês de abril, tem 07 meses de duração e finaliza com o Festival de teatro Andarilhos de TUPAM.

GEPAC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Cultura)
  • Que abrange um público mais heterogêneo constituído por alunos do UNIPAM, de escolas públicas e elementos da comunidade que se interessam pela arte. As atividades do GEPAC acontecem quinzenalmente, com o objetivo de discutir, alargar e renovar os sentidos de provocação e de curiosidade, que poderão levar o indivíduo à vivência de riscos cada vez maiores para reinventarem as relações com a arte teatral.

GEPAQUINHO
  • Que tem o objetivo de desenvolver oficinas pedagógicas de teatro para crianças de 05 a 14 anos de idade. Para a alegria dos pais as crianças finalizam as atividades do ano com uma apresentação teatral no Teatro Leão de Formosa.
GRUPO TUPAM

O setor das artes cênicas concentra as atividades do grupo TUPAM (Teatro Universitário de Patos de Minas) que por sua vez está ligado aos projetos do NAC, a vários outros núcleos de arte, entidades e grupos da comunidade, que se interessam pela arte como forma de resgatar a responsabilidade, a cidadania, a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento pessoal, profissional, social do ser humano.
O reconhecimento do grupo TUPAM é devido aos inúmeros projetos realizados com sucesso e ao constante interesse de seus membros em manter o respeito pelo "fazer teatral". As oficinas buscam o autoconhecimento, a interação com outro, a investigação contínua de novas linguagens e a dedicação permanente ao público.
O GRUPO TUPAM todos os anos participa de festivais de teatro e tem conquistado um grande número de troféus.

TEATRO SÊNIOR
Além do teatro para crianças, jovens e adultos, o NAC é responsável pelas aulas de teatro para o projeto UNIPAM SÊNIOR, que faz no mínimo duas apresentações teatrais por ano, no Teatro Municipal.

CANARINHOS DO UNIPAM
O projeto Canarinhos do UNIPAM é coordenado pelo artista Paulo Henrique Fernandes e tem como objetivos centrais a criação de um grupo que possa se reunir para ensaiar cantigas de caráter formativo e recreativo para tornar os espaços do campus mais alegres e divertidos; a integração entre os universitários (socialização/desenvoltura); o desenvolvimento das potencialidades musicais/vocais; a troca conhecimentos e apresentações artísticas dentro e fora do campus. O grupo se reúne  às terças e quartas-feiras, das 18hs às 19hs no NAC (sala 104, bloco M - UNIPAM).




Núcleo de Avaliação Institucional - NAI

Coordenação: Prof. Ronaldo Pereira Caixeta
Telefone: (34)3823-0181
Email: [email protected]

O Programa de Avaliação Institucional do UNIPAM tem como finalidade o aprimoramento da gestão política, acadêmica e administrativa da Instituição, auxiliando-a na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional. Seu trabalho se dá através do levantamento de dados e produção de conhecimentos que permitam a realização de um diagnóstico amplo e profundo da Instituição, a cada período de três anos. Esse diagnóstico, levantando pontos positivos e desafios, aponta rumos para o aperfeiçoamento das pessoas e o crescimento dos agentes, órgãos e contextos.
A Avaliação Institucional busca emitir juízos de valor sobre docentes, discentes, servidores, estruturas curriculares, processo ensino-aprendizagem, relação orgânica com a sociedade, estruturas institucionais, serviços e laboratórios. Assim, não se trata de um processo punitivo, mas de orientação de rumos e procedimentos de melhoria.
A condução dos processos internos de avaliação da Instituição e de sistematização e prestação de informações aos órgãos competentes são da competência da Comissão Própria de Avaliação – CPA. Para o apoio técnico e administrati-vo, a CPA conta com o Núcleo de Avaliação Institucional – NAI – e está constituída por representantes da sociedade civil organizada e da comunidade interna (dire-tores de faculdades, coordenadores de cursos, corpos docente, discente e técnico-administrativo).
O trabalho da CPA tem sido:
  • Criar as condições para que os usuários dos diversos setores e serviços da Insti-tuição façam suas avaliações;
  • Tabular os resultados das avaliações, elaborando relatórios quantitativos dos mesmos;
  • Divulgar os resultados entre os avaliados, entre os respectivos coordenadores de cursos e setores, entre os gestores da Instituição e entre os avaliadores;
  • Elaborar relatório qualitativo para a equipe gestora da Instituição.
Mas o grande parceiro do Programa de Avaliação Institucional é mesmo o aluno, o qual é, também, o beneficiário direto, pois todo o processo de auto-avaliação tem como objetivo maior a melhoria do ensino que a instituição pratica e oferece.

Núcleo de Editoria e Publicações - NEP

Coordenação: Profª. Me. Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes
Telefone: (34)3823-0341

O Núcleo de Editoria e Publicações é um órgão suplementar da Administração Superior do UNIPAM,destinado a criar e manter periódicos e revistas impressas e eletrônicas no âmbito do Centro Universitário. Entre seus objetivos, estão:
I - Publicar textos acadêmicos de docentes e discentes que queiram apresentar resultados parciais ou finais de seus trabalhos, fomentando assim a pesquisa no âmbito do UNIPAM;
II - Incentivar o intercâmbio acadêmico dos cursos do UNIPAM com outras instituições nacionais e estrangeiras.
III - Estimular os colegiados de curso do UNIPAM a implantar centros e grupos de pesquisa que resultem em trabalhos e programas editoriais;
IV - Divulgar o nome do UNIPAM, dentro e fora do meio acadêmico, por meio de política de pesquisa e de extensão universitária.
V - Incentivar o sistema de permutas com periódicos nacionais e estrangeiros, com vistas a atualizar o acervo bibliográfico da Biblioteca Central do UNIPAM.

Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT

Coordenação: Fernando Dias da Silva
Telefone: (34)3823-0312
Email: [email protected]

O ecossistema de inovação é um dos fatores preponderantes para o desenvolvimento de empresas que impactem a sociedade positivamente. No UNIPAM, um dos setores responsáveis por atender às demandas do público empreendedor é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).
O NIT está vinculado diretamente à Reitoria e permeia todo o ecossistema de inovação do UNIPAM, fornecendo subsídios para a proteção intelectual e a transferência das tecnologias desenvolvidas no âmbito do Centro Universitário. Além do apoio ao pesquisador independente, tendo em vista que possui uma estreita relação com a Farol Incubadora.
Sua Missão é contribuir para o desenvolvimento da Região de Planejamento do Alto Paranaíba, promovendo a proteção e a aplicação legal do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido no ambiente produtivo e/ou gerado no UNIPAM, fortalecendo seu relacionamento com a comunidade e estimulando/orientando a transferência dessa tecnologia protegida.
Tem como Visão, ser reconhecido como centro agregador e de referência na proteção e transferência do conhecimento cientifico e tecnológico para o setor produtivo. Seu público alvo são professores, pesquisadores, estudantes, servidores do UNIPAM, outras instituições de ensino e pesquisa, empresas parcerias e inventores independentes.